domingo, 19 de maio de 2013

Av1 - Ads - Sem 4 - Desenvolvimento Orientado a Objetos II



Questão 1:
Classes abstratas são artefatos importantes para a programação orientada a objetos, assinale a alternativa que destaca um conceito da classe abstrata:
Alternativas
1 - Um método abstrato é identificado pelo modificador Public
2 - Classes cujo os métodos e atributos são todos private.
3 - As classes abstratas tem pelo menos um método estatico, ou seja um método que não tem corpo.
4 - As classes abstratas devem ser instanciadas pela diretiva create new.
5 - Nenhuma das alternativas.
Sua resposta
E - Nenhuma das alternativas

Questão 2:
Sobre Interface pode se dizer:
Alternativas
1 - Todos os atributos de uma interface deve ser publico já que deverão ser implementados nas classes ancestrais.
2 - As interfaces são classes concretas que definem métodos que deverão ser implementados nas classes derivadas.
3 - Não possui atributos, mas apenas métodos, porém não possui implementação dos mesmos.
4 - Toda a interface é um objeto concreto.
5 - Nenhuma das alternativas acima.
Sua resposta
C - Não possui atributos, mas apenas métodos, porém não possui implementação dos mesmos.

Questão 3:
Marque a alternativa Correta:
Alternativas
1 - Uma interface define o comportamento de todas as classes abstratas.
2 - Uma classe abstrata possui características que serão definidas somente nas super-classes.
3 - Método abstrato tem somente a assinatura do método de uma classe abstrata cuja implementação é definida na classe derivada.
4 - Classes estáticas são classes que só podem ser instanciadas e nunca herdadas
5 - a e d estão corretas.
Sua resposta
C - Método abstrato tem somente a assinatura do método de uma classe abstrata cuja implementação é definida na classe que irá herdar dela.

Questão 4:
Polimorfismo é uma característica importante da programção orientada a objetos, assinale a alternativa que está correta sobre o polimorfismo.
Alternativas
1 - Não permitir que uma classe seja instanciada.
2 - Duas classes com o mesmo nome no mesmo pacote.
3 - Proteger dados private.
4 - É o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura) mas comportamentos distintos.
5 - Uma classe faz herança de varias outras classes.
Sua resposta
D - É o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura) mas comportamentos distintos.

Questão 5:
Classes estática ou static class:
Alternativas
1 - Serve apenas como superclasse, não existem instâncias desta classe.
2 - Classes que são instanciadas e seus métodos e atributos ficam carregados em memória a partir da primeira vez que são instanciadas.
3 - Normalmente utilizadas para a definição de modelos para outras classes.
4 - Sempre são carregadas a partir da primeira vez que o sistema é executado.
5 - Nenhuma das alternativas.
Sua resposta
E - Nenhuma das alternativas

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Av2 - Ética, Política e Sociedade



Questão 1:
Nota: Não gerada
A nossa web aula aborda questões  que norteiam o agir do ser humano, nossas escolhas, ou seja, o assunto dessa unidade é a  Ética. Mas quando estamos falando em Ética estamos falando, também, em moral e para não confundir – ética e moral – é preciso fazer uma separação conceitual entre essas duas palavras. Ética se preocupa com os fundamentos e a validade das normas morais, dos juízos de valor. A moral, por sua vez, se preocupa com as normas que regem nosso cotidiano. Por fim, o nosso agir está em constante confronto entre a autonomia e a heteronomia.
 
Conforme o texto acima e a web aula, assinale a alternativa correta que corresponde ao conceito de Heteronomia.
Alternativas:
1 - A heteronomia é a norma, a regra externa e não depende da vontade do sujeito
2 - A heteronomia é a ação do sujeito em sociedade.
3 - Heteronomia é uma opção de comportamento restrito ao campo amoroso.
4 - A heteronomia refere-se às regras internas que norteiam nossas ações.
5 - A heteronomia refere-se às regras e normas que formam nossas convicções
Sua resposta:
1 - A heteronomia é a norma, a regra externa e não depende da vontade do sujeito

Questão 2:
Nota: Não gerada
Existia um determinado anel que tinha o poder de dar invisibilidade à que conseguisse virá-lo para dentro e o utilizasse. O proprietário desse anel chama-se Giges. Assim, esse anel ficou conhecido como: o anel de Giges. Esse homem o conseguiu quando estava à serviço do rei da Lídia e após ter se salvado de uma catástrofe retirou o anel deum cadáver e, ao perceber que conseguiria ficar invisível quando bem entendesse, entrou no castelo, seduziu a rainha, tramou com ela a morte do rei e obteve poder.
O texto acima nos  remete à ideia de AUTONOMIA. Ou seja, fazer as escolhas corretas e boas não depende de nossa visibilidade. Fazemos o certo, porque é certo! Mas somente o sujeito autônomo consegue isso.
O que é AUTONOMIA?
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
1 - Autonomia é ser uma pessoa livre e não depender de outras pessoas para a sobrevivência.
2 - Autonomia é a capacidade de cada uma para conduzir a vida.
3 - Autonomia e Heteronomia são condições intrínsecas e inerentes ao sujeito.
4 - Não existe autonomia nas decisões do cidadão.
5 - Autonomia é a postura crítica diante das regras impostas pelo meio social.
Sua resposta:
2 - Autonomia é a capacidade de cada uma para conduzir a vida.

Questão 3:
Nota: Não gerada
Das muitas contribuições de Aristóteles o que nos interessa agora é sua ideia de virtude. Quando Aristóteles fala de virtude chega a conclusão de que toda virtude é boa quando é controlada no seu excesso e na sua falta. Em outras palavras, seremos realmente felizes quando exercemos aquilo que temos de mais humano: a inteligência. E o que é a falta de equilíbrio? O vício! É a inteligência que nos torna verdadeiramente felizes pois é ela que nos diferencia de todos os outros animais e nos livra dos vícios. O bem mais importante a ser adquirido, então, não são as riquezas, a honra, a fama, as glorias, os prazeres...isso tudo não levará à felicidade. Mas a vida humana não é apenas intelecto, pois seremos corremos o risco de ir de um extremo ao outro.
               
          Afinal, o que é VIRTUDE?
           Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
1 - A virtude está relacionada às boas ações diárias.
2 - Virtude está relacionada aos bons hábitos do individuo.
3 - A virtude consiste em dominar as paixões e permitir que a razão governe onde antes parecia haver um descontrole das paixões.
4 - A virtude são ações orientadas pelo cristianismo.
5 - A virtude está relacionada à bondade e amor ao próximo.
Sua resposta:
3 - A virtude consiste em dominar as paixões e permitir que a razão governe onde antes parecia haver um descontrole das paixões.

Questão 4:
Nota: Não gerada
Imagine prisioneiros acorrentados voltados para a parede dentro de uma caverna. Imagine que eles nunca viram a luz do dia e que a claridade é projetada dentro da caverna por uma fogueira acesa, atrás deles. Imagine agora escravos indo e vindo neste lugar. Passando entre aqueles que estavam acorrentados e a fogueira. Se você estivesse no lugar dos prisioneiros acorrentados e não pudesse nunca virar o seu rosto, tudo o que você veria seriam as sombras projetadas na parede pela fogueira. Em outras palavras, se você estive acorrentado e nunca pudesse olhar para a luz como faria para saber se o que você esta vendo é de fato a realidade? Você não veria a realidade, mas sombras da realidade. Imagine que alguém carregue a estátua de uma pessoa, como saber se é de fato uma estátua ou um ser vivo? Observe a imagem a seguir que vai ajudar você a se situar dentro do que está acontecendo dentro da caverna.
 
O texto acima representa a ideia de um diálogo escrito por Platão, Alegoria da Caverna. Com essa alegoria podemos compreender a intenção do filósofo.
Assinale a alternativa que representa os ensinamentos de Platão com a Alegoria da Caverna.
Alternativas:
1 - O mundo dentro da caverna representa as ideias verdadeiras e perfeitas.
2 - O mundo externo representa a falsidade e o engano.
3 - O mundo externo e no interior da caverna representam momentos vividos pelo sujeito no cotidiano.
4 - A alegoria da caverna tinha por pretensão ensinar as questões estéticas.
5 - A realidade está dividida em duas dimensões: dualismo material x espiritual. Em outras palavras: a essência das coisas não está necessariamente no que vemos, mas no que é podemos abstrair pela uso da razão.
Sua resposta:
5 - A realidade está dividida em duas dimensões: dualismo material x espiritual. Em outras palavras: a essência das coisas não está necessariamente no que vemos, mas no que é podemos abstrair pela uso da razão.

Questão 5:
Nota: Não gerada
Uma das grandes contribuições do cristianismo não foi apenas a religião, mas a noção de individualismo e subjetividade que vai sendo gestada com o passar do tempo associada à ideia do dever. Você já percebeu que hoje estamos a procura da nossa felicidade? Interessante que não estamos atrás da procura da felicidade do Brasil ou da humanidade como um todo, se assim podemos dizer. Sem querer fazer juízo de valores a respeito disso, podemos dizer que o individualismo não é tão óbvio a ponto de ter aparecido em todas as civilizações ao longo dos tempos e se manifesta em diferentes áreas: na economia, na educação, na política, etc...
 
Sobre o conceito de Individualismo podemos afirmar que é:
 
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
1 - Individualismo é um conceito estritamente pós-moderno e vivenciado nos grandes.
2 - “toda doutrina moral ou politica que reconheça ao individuo humano um preponderante valor de fim com relação à comunidade da qual fa parte”. ABBAGNANO, Nicola. p.257 (em outras palavras: “primeiro o individuo, depois o grupo”).
3 - Individualismo é a ideia disseminada pela mídia e os grandes veículos de comunicação
4 - Não existe um conceito que podemos definir como filosófico da ideia de Individualismo.
5 - O individualismo é a ideia da relação existente entre o homem e Deus durante a Idade Média.
Sua resposta:
2 - “toda doutrina moral ou politica que reconheça ao individuo humano um preponderante valor de fim com relação à comunidade da qual fa parte”. ABBAGNANO, Nicola. p.257 (em outras palavras: “primeiro o individuo, depois o grupo”).